A Arte de Criar Love Brands
Uma marca amada (Love Brand) conquista as mentes e os corações dos consumidores, tornando-se parte de suas vidas cotidianas (aspirações, desejos, estilo de vida), inspirando seus públicos a novas experiências, conquistas e realizações.
Desvendando uma Marca Icônica e Duradoura
Conceber uma marca icónica e duradoura, que promova alcance de impacto e maior engajamento com os seus públicos, implica definir e desenvolver os elementos essenciais identificadores da marca e seus materiais de apoio à sua comunicação, de modo a evidenciar as qualidades únicas que a definem e a diferenciam de seus concorrentes.
Entre as fases de criação de uma marca, destaca-se o desenvolvimento de seus elementos gráficos primários identificadores (logo e símbolo), seja na forma de Branding ou Rebrandings, a saber:
- Branding: criação de marcas, marcas de apoio e submarcas;
- Rebranding Visual: atualização/revitalização da identidade visual, conforme estratégia de Relift de Marca;
- Rebranding Estratégico: atualização da identidade visual, conforme estratégia de reposicionamento da marca;
- Rebranding de Expansão: criação de marcas, marcas de apoio e submarcas, conforme estratégia de reestruturação do portfólio de produtos e serviços;
- Rebranding de Fusão/Aquisição: criação de uma nova marca, conforme estratégia de unificação de posicionamento e comunicação.
Entretanto, é na fase de definição e desenvolvimento dos elementos gráficos secundários e terciários identificadores da marca e de desenvolvimento dos materiais de apoio à sua comunicação, relacionados às soluções de Toolkit de Branding, que a identidade visual e conceitual da marca estabelece uma conexão emocional forte e memorável com o seu público, ao ressaltar seus atributos tangíveis e intangíveis formadores de sua personalidade: tom de voz, território de palavras, ícones de marca, mascote, tipografias, estilos, paleta de cores, imagens, ilustrações e texturas.
É de se destacar, que é nesta fase que os conteúdos de marketing e aplicações para diferentes canais e pontos de contato com a marca são desenvolvidos, a exemplo: Storytelling (História da Marca e Mensagem do Fundador), Copywriting (Mensagem da Marca), Templates (modelos de design) para redes sociais e apresentações, design de material on e off-line (institucional e promocional), entre outros.
Por fim, é na fase de elaboração do guia de branding e comunicação da marca abrangente e detalhado, também conhecido como Manual de Branding, que as diretrizes de aplicação, apresentação e comunicação da marca são desenvolvidas, na forma de Manual de Identidade Visual (guia básico) ou de Manual de Marca (guia completo).
A Construção do Capital da Marca
Comunicar os atributos tangíveis e intangíveis da marca, balizadores de sua comunicação (discurso e linguagem), assegura a construção de uma marca icónica e duradoura, que represente o posicionamento e essência da marca (Brand Positioning e Brand Essence), ao exprimir a sua personalidade única, de forma a propiciar:
- Uma identidade de marca coesa e relevante;
- O reconhecimento de marca (Brand Awareness) instantâneo, consoante atributos tangíveis e intangíveis da marca;
- O alcance de impacto e maior engajamento dos Stakeholders;
- A humanização e experiência de marca consistente e memorável;
- A fidelização e defesa da marca;
- A criação de valor compartilhado.
- O fortalecimento da imagem da marca;
- A consolidação da relevância e reputação da marca;
- A construção do capital da marca;
- A geração de valor da marca e seu ecossistema.
Construir uma marca forte, icónica, relevante e duradoura, que promova conexões emocionais (sensação de desejo e sentimento de pertencimento), compreende integrar a marca ao dia a dia de seus públicos, tornando-se parte essencial de suas vidas.
A i3com promove o extraordinário na forma de construção de Love Brands, inspirando seus públicos à novas experiências, conquistas e realizações.
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